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ERROS FREQUENTES COMPROMETEM A TONIFICAÇÃO

Concentrar-se apenas na actividade física

Quando a alimentação não é adequada, a actividade física dificilmente será suficiente para obrigar o organismo a recorrer às reservas periféricas de gordura; a ingestão de alimentos com hidratos refinados é suficiente para interromper o processo de queima por mais intenso que seja o treino.

Consumir proteína em excesso

O consumo excessivo de proteína não acompanhado por uma restrição nos hidratos refinados dificilmente surtirá os efeitos desejados, por mais intensivos que os treinos sejam. Além disso, se esse consumo for desproporcionado à intensidade e à duração da actividade física, a proteína em excesso será utilizada como fonte de energia.

Fazer jantares sem proteína

O período do sono é fundamental na produção de massa muscular magra e na queima de gordura e se o jantar for pobre em proteínas este processo será drasticamente inibido além de aumentar o risco de uma visita noturna ao frigorífico.

Ingerir poucos vegetais e fruta

Cumpridos todos os critérios energéticos e nutricionais, a principal causa de insucesso na tonificação é a retenção de líquidos que é maioritariamente causada por uma ingestão insuficiente de vegetais e fruta frescos e crus.

Ingerir glúten e lacticínios

A ingestão de alimentos com glúten e lacticínios é outra das causas frequentes da retenção de líquidos. Por isso, excluir estes alimentos por pelo menos uma semana para avaliar se é o seu caso será uma experiência interessante e relevante a realizar.

Excluir a fruta e frutos secos por pensar que engordam

Pelo seu elevado teor em fibra e gorduras saudáveis, é tecnicamente impossível engordar com estes alimentos, como comprovam todos os nossos clientes. No entanto, o seu consumo excessivo pode inibir o processo queima de gordura pelo que é, efetivamente, recomendável moderar a quantidade e excluir algumas variedades mais ricas em hidratos e açúcares, para depois retomar o consumo uma vez atingido o resultado pretendido.